
Geografia
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Globalização
Definição: processo de integração econômica, social e cultural, entre pessoas, países e as mais diversas localidades do planeta. Como se trata de um processo é bom lembrar que está sempre em transformação e evolução, é contínuo.
1. Histórico
Para muitos historiadores, a globalização se inicia com as Grandes Navegações ou Expansão Marítima nos séculos XV e XVI, quando os europeus passaram a ter contato com outros povos e continentes, sobretudo em busca de matérias primas como especiarias e metais preciosos como ouro e prata. Esta etapa é marcada pelo Mercantilismo e sua preocupação com a balança comercial favorável e bulionismo (também chamado de metalismo).
A maioria dos estudiosos concorda que a segunda metade do século XX, mais precisamente a partir de 1970, gerou uma intensificação do processo de globalização até então nunca vista. Alguns fatores contribuíram para esta intensificação:
1. Surgimento da internet;
2. Modernização dos meios de transportes;
3. Neoliberalismo;
4. Crise do socialismo e consolidação do capitalismo;
5. Advento da Terceira Revolução Industrial.
2. Características da globalização
a) Aceleração do tempo: os meios de transportes e as telecomunicações evoluíram bastante possibilitando fluxos cada vez mais velozes de informações, muitas vezes em tempo real. Um exemplo disso é o assassinato do presidente Lincoln dos Estados Unidos em 1865, a notícia de sua morte demorou 13 dias para chegar no continente europeu. Só para compararmos, em 1997 houve a Crise Asiática com a Quebra da Bolsa de Hong Kong, a notícia demorou 13 segundos para se espalhar pelo planeta.

b) Formação de blocos econômicos: os países passaram a estabelecer associações comerciais e políticas favoráveis através de acordos de livre comércio, redução de barreiras alfandegárias, livre circulação de pessoas entre outras medidas. Blocos econômicos como: NAFTA e MERCOSUL, foram criados nesse contexto, no início dos anos 1990.

c) Fábrica global: as grandes empresas, também chamadas transnacionais, passaram a procurar países ou locais que oferecessem melhores condições de produção, em outras palavras, redução de custos como: mão de obra mais barata e incentivos governamentais. É comum uma empresa produzir cada etapa de um produto em um país diferente, como estratégia de redução de custos produtivos. Podemos ter um automóvel japonês produzido na Romênia com peças produzidas em dezenas de outros países e comercializado no Brasil.
d) Maior atuação das cidades globais: estes seriam centros de comando da economia global, sede de grandes bancos internacionais, importantes bolsas de valores e empresas transnacionais. Ex.: Nova Iorque, Londres, Paris, São Paulo, Hong Kong, Tóquio entre outras.
3. Formação de blocos econômicos
Os blocos econômicos são diferenciados de acordo com o seu grau de integração e complexidade. Podemos identificar quatro tipos mais comuns:
a) Área de livre comércio: quando os países reduzem tarifas alfandegárias e impostos de importação para aumentar o fluxo de mercadorias entre eles.
b) União aduaneira: como forma de evitar a triangulação comercial, os países de uma área de livre comércio criam uma TEC, tarifa externa comum.
c) Mercado comum: maior grau de integração que uma área de livre comércio, passa a estabelecer acordos visando a livre circulação de pessoas, capitais e serviços.
d) União monetária: os países de um mesmo bloco passam a adotar uma mesma moeda e política monetária.
4. Aspectos negativos da globalização
1. Aumento do desemprego nos países com custo de produção mais elevado;
2. Especulação financeira – ao menor sinal de crise em um mercado os investidores retiram seus investimentos e realocam em países mais seguros, ou seja, em segundos, um país pode perder bilhões de dólares investidos por exemplo em sua bolsa de valores. Isso torna os países muito vulneráveis economicamente.
3. Padronização cultural – alguns especialistas acreditam que está em curso uma imposição cultural liderada pelos Estados Unidos e Europa, o que acarretaria em perda da identidade cultural de outros povos e países.
5. Aspectos positivos da globalização
1. Mais empregos nos países em desenvolvimento com a transferência de fábricas dos países desenvolvidos para estes países.
2. Maior intercâmbio científico e informacional.
3. Barateamento dos produtos através da redução de custos de produção das grandes empresas possibilitando maior acesso de consumo por parte da população que antes não teria condição de compra-los.
4. Maior tolerância às diferenças à medida que as pessoas tivessem mais contato com culturas e povos diferentes.