
Geografia
Se localize com o conteúdo. Aqui você vai entender a Geografia em suas várias vertentes, para abranger o máximo de conteúdo possível e acertar mais questões na hora da prova. Pratique os exercícios também, assim você vai obter um melhor aproveitamento.
Exibir MódulosResumo
Geopolítica
A geopolítica estuda as relações de poder entre as nações, as disputas pela hegemonia mundial ocorrida entre os Estados ou grupos com os mais diversos interesses: militares, econômicos, ideológicos entre outros.
1. Geopolítica da velha ordem mundial
Denominamos de Velha Ordem Mundial o período que se estende da Doutrina Truman (1947) à dissolução da União Soviética (1991). Esse momento da história também é conhecido como Guerra Fria, ou seja, um conflito indireto entre as duas superpotências da época: EUA e URSS.

Figura 1: Guerra Fria e o mundo bipolar. Fonte: Formacion Mundo Bipolar.
Principais características da Guerra Fria:
a) Bipolaridade: disputa pela hegemonia entre duas potências;
b) Corrida espacial e armamentista;
c) Disputa por áreas de influência;
d) Rivalidade entre o capitalismo (EUA) e o socialismo (URSS);
e) Intensa propaganda ideológica para reforçar a superioridade das potências e seus respectivos modelos socioeconômicos.
Alguns momentos de destaque durante a Guerra Fria foram:
- 1949 – Criação da OTAN e Revolução Chinesa
- 1956 – Criação do Pacto de Varsóvia
- 1959 – Revolução Cubana
- 1962 – Crise dos Misseis
Já na década de 1970, o modelo soviético de economia planificada inicia uma decadência econômica e cada vez mais tem dificuldades para competir com o rival – os Estados Unidos da América. Em 1991, ocorre o fim da URSS e se inicia uma transição dos países socialistas rumo à economia de mercado (a mesma adotada pelos países capitalistas). É o fim da Guerra Fria e o início da hegemonia capitalista e da Nova Ordem Mundial.
Geopolítica da nova ordem mundial
Com a crise do mundo socialista e a dissolução da URSS, o capitalismo passou a ser o sistema hegemônico. Os Estados Unidos se fortaleceram ainda mais do ponto de vista militar e econômico. Alguns autores passaram a falar em unipolaridade como forma de se referir ao fato de existir uma única superpotência militar – os EUA.
Já do ponto de vista econômico temos uma multipolaridade, ou seja, mesmo com o fortalecimento dos EUA no campo econômico, novas potências surgiram ou ganharam destaque como a China e países emergentes como a Índia e Brasil. Todos já ouvimos falar na força dos BRICS, não é verdade?
Por isso alguns especialistas usam o termo unimultipolaridade para caracterizar a Nova Ordem Mundial.
Outra grande diferença entre a Nova e a Velha Ordem Mundial é a ameaça do terrorismo. Se por um lado na Velha Ordem, os EUA e a Europa Ocidental tinham como maior ameaça o avanço comunista, na Nova Ordem o medo do terror é a principal ameaça.
Além de grupos terroristas, alguns países também desafiam a supremacia bélica dos EUA, é o caso da Coreia do Norte e do Irã com seus programas nucleares e a Rússia como no recente caso da Guerra na Ucrânia e pela sua aliança com o governo sírio, desafeto dos Estados Unidos.

Figura 2: Charge sobre a dualidade da Nova Guerra Fria. Fonte: Opera Mundi