
Geografia
Se localize com o conteúdo. Aqui você vai entender a Geografia em suas várias vertentes, para abranger o máximo de conteúdo possível e acertar mais questões na hora da prova. Pratique os exercícios também, assim você vai obter um melhor aproveitamento.
Exibir MódulosResumo
Biomas e problemas ambientais
Definição: bioma é conceituado como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. (IBGE)
Os biomas brasileiros desempenham papel fundamental na manutenção da biodiversidade, equilíbrio ambiental e qualidade dos recursos hídricos do país. No entanto, desde o início do povoamento brasileiro esses biomas vêm sofrendo com processos de degradação.
Os seis biomas brasileiros são:
1. Amazônico
2. Caatinga
3. Cerrado
4. Mata Atlântica
5. Pantanal
6. Pampas
Localização geográfica

1 . Bioma amazônico
Características físicas
Vegetação higrófila, latifoliada, heterogênea, densa e perene. Pode ser subdividida em três estratos: mata de igapós (constantemente alagada), mata de várzea (sofre alagamento periódico) e mata de terra firme (não sofre alagamento). Clima equatorial úmido, pequena amplitude térmica anual e temperaturas médias elevadas.
Degradação ambiental
A ação de madeireiras ilegais bem como o avanço da fronteira agropecuária e a instalação de grandes hidrelétricas, constituem os grandes responsáveis pelo desmatamento da vegetação da floresta.
2. Cerrado
Características físicas
Vegetação de clima tropical semiúmido com duas estações do ano bem definidas: uma seca (inverno) e outra chuvosa (verão). Formada por arbustos com galhos e troncos retorcidos, casca grossa, raízes profundas do tipo savânica.
Degradação ambiental
A partir dos anos 1970, a região Centro-Oeste foi se tornando o grande celeiro agrícola do país. O cultivo de soja avançou sobre extensas áreas do cerrado, a instalação de núcleos urbanos e construção de rodovias promoveram seu desmatamento. Vale destacar que a nascente de importantes rios do Brasil como o São Francisco e o Paraná, estão situadas no cerrado.
3. Caatinga
Características físicas
Localizada nas áreas de clima semiárido com escassez de umidade e temperaturas elevadas, sua vegetação se caracteriza por plantas xerófitas e caducifólias, na qual encontramos cactáceas e raízes profundas que tentam buscar água nos lençóis freáticos.
Degradação ambiental
Entre os principais problemas que levam a sua degradação podemos destacar: a prática da pecuária sem manejo adequado, a salinização dos solos por excesso de irrigação, queimadas e retirada da lenha para uso comercial e residencial. Um dos mais graves problemas desse bioma é o processo de desertificação, ou seja, a perda de fertilidade dos solos provocada por fatores naturais e agravada por técnicas inadequadas de manejo dos solos.
4. Mata Atlântica
Características físicas
Localizada próxima ao litoral, composta por uma floresta tropical, suas características se assemelham às da Floresta Amazônia, clima úmido, vegetação densa, latifoliada e higrófila. Possui uma grande biodiversidade de fauna e flora, mas muito ameaçada.
Degradação ambiental
A degradação da Mata Atlântica data do período colonial, desde a extração do pau-brasil e posteriormente com sua retirada para ceder lugar às plantações de cana de açúcar e mais tarde, café. A grande concentração demográfica (grande número de cidades) próximas ao litoral e a instalação de uma extensa malha rodoviária também promoveu seu desmatamento.
5. Pantanal
Características físicas
O Pantanal é a maior planície alagada periodicamente do mundo. Situada em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (maior parte), por isso a expressão Pantanal Matogrossense. Por ser um ecótono, ou seja, uma área de transição, podemos encontrar as mais diversas formas de vegetação e uma grande variedade de fauna.
Degradação ambiental
Exploração mineral e pecuária predatória, são algumas das principais formas de degradação desse bioma.
6. Pampas
Características físicas
Bioma localizado no Rio Grande do Sul em áreas de clima subtropical e de extensas planícies e colinas suaves denominadas coxilhas. A vegetação é predominantemente herbácea, ou seja, formada por gramíneas com muitas espécies endêmicas.
Degradação ambiental
A prática da pecuária extensiva, associada à produção de arroz e papel, vem constituindo as principais formas de degradação desse bioma. Uma das consequências da retirada da vegetação de forma indiscriminada é a arenização, a formação de extensos bancos de areia comprometendo a fertilidade dos solos. Um dos casos mais famosos é o município de Alegrete.