
Biologia
Com a biologia você vai aprender sobre os mistérios da vida e sobre a funcionalidade dos vários seres vivos do planeta. Encontre módulos de estudos específicos e vários exercícios para você ir bem na hora da prova.
Exibir MódulosResumo
Evolução biológica
1. Evidências da evolução
A credibilidade do evolucionismo fundamenta-se em evidências que demonstram modificações das espécies do tempo. Tais evidências ou testemunhos originam-se de várias ciências e somam-se para confirmar o evolucionismo.
a) Fósseis
Fósseis podem ser vestígios ou restos petrificados ou endurecidos de seres vivos que habitaram a Terra, e que se conservaram naturalmente sem perder suas características essenciais.
b) Evidências embriológicas
Comparações realizadas demonstram que embriões de animais diferentes podem apresentar grandes semelhanças nas primeiras fases de seu desenvolvimento.
c) Estruturas homólogas
Chama-se homologia a existência de órgãos que, embora possuam a mesma origem embrionária, podem desempenhar funções diferentes.
d) Órgãos vestigiais
São estruturas rudimentares que não desempenham função no organismo em que se encontram, mas continuam exercendo função em outros seres.
1.1 Teorias evolutivas
a) Lamarck
O pensamento evolucionista de Lamarck baseava-se na premissa de que os seres vivos têm um impulso interior capaz de permitir sua adaptação ao meio, desde que pressionados por alguma necessidade imposta pelo ambiente. Os seres vivos adotariam novos hábitos de vida, utilizando algumas partes do corpo com mais intensidade do que outras; as partes mais utilizadas se desenvolveriam, enquanto as menos usadas se atrofiariam ou chegariam mesmo a desaparecer (lei do uso e desuso).
Nas ideias de Lamarck, podem-se destacar dois aspectos principais:
- A lei do uso e desuso é válida para alguns órgãos, como músculos, que se desenvolvem por meio de exercícios, e se atrofiam com a inatividade. Entretanto, o desenvolvimento do órgão ou a sua atrofia não são herdados pelos descendentes.
- A lei da transmissão das características adquiridas não é válida em nenhuma circunstância. Os seres vivos transmitem aos descendentes apenas o seu material genético.
b) Darwin
Em 1831, Charles Robert Darwin (1809-1882) integrou uma expedição para viajar ao redor do mundo, que duraria cerca de cinco anos. Durante toda a viagem, Darwin coletou materiais para estudo e fez inúmeras anotações, que serviram de base para o desenvolvimento de suas ideias. Darwin explicava que cada espécie é formada por uma grande diversidade de indivíduos; essa diversidade é transmitida e vai se acentuando ao longo de gerações (descendência com modificação). Em cada grupo, alguns indivíduos sobrevivem, enquanto outros são eliminados, sendo a “escolha” realizada pelo ambiente, por meio da seleção natural.