
Biologia
Com a biologia você vai aprender sobre os mistérios da vida e sobre a funcionalidade dos vários seres vivos do planeta. Encontre módulos de estudos específicos e vários exercícios para você ir bem na hora da prova.
Exibir MódulosResumo
Genética
1. Conceitos básicos
a) Gene
Considerado como a pequena unidade física da hereditariedade, é uma região do DNA responsável pelas informações que resultam na transcrição, podendo dar origem a uma cadeia polipeptídica.
b) Genoma
Todos os genes de um organismo.
c) Alelos
São as diferentes formas de expressão de um gene.
d) Cromossomos
Em cada célula, a molécula de DNA está organizada, formando estruturas denominadas cromossomos.
e) Cromossomos homólogos
São aqueles que formam pares em células diploides. Podemos dizer que, em cada par, um cromossomo tem origem materna e o outro origem paterna. As cromátides-irmãs são aquelas resultantes do processo de duplicação do DNA que geralmente ocorrem antes do ciclo celular, e que são unidas pela região do centrômero.
f) Locus
Lugar ocupado pelo gene no cromossomo.
g) Genótipo
Caracteriza a constituição genética do organismo.
h) Fenótipo
Manifestação das informações presentes nos genes. O fenótipo é tudo aquilo que pode ser detectável no indivíduo.
Fenótipo = Genótipo + Meio Ambiente
Os genes e o ambiente em conjunto determinam as características reais do organismo.
2. DNA recombinante
A Tecnologia do DNA recombinante é um conjunto de técnicas usadas para o estudo dos mecanismos de replicação e expressão gênica, determinação da sequência de bases nitrogenadas que formam um gene, codificação de proteínas e na modificação de organismos para a produção de substâncias como a insulina humana, o hormônio de crescimento, vacinas, investigação de paternidade e o diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas através da análise de DNA.
3. Transgenia
A transgenia é uma técnica que permite a manipulação genética de um organismo, consistindo na transferência de genes de um indivíduo para outro (de espécie diferente). A transferência de material genético faz com que o indivíduo receptor adquira características do o outro. Entre as possibilidades geradas pela técnica, tem-se: anticorpos fabricados a partir de plantas de tabaco geneticamente modificadas, capazes de auxiliar no tratamento de doenças como o câncer e a hepatite, e tomates que produzem antígenos que vacinam contra doenças bacterianas.
4. DNA mitocondrial
As mitocôndrias são estruturas celulares que participam do processo de respiração celular, convertendo a energia presente nas moléculas orgânicas em uma forma energética que as células podem usar. Embora o DNA esteja em cromossomos dentro do núcleo, as mitocôndrias possuem uma pequena fração de DNA, conhecido como DNA mitocondrial ou mtDNA. As informações presentes no DNA mitocondrial são essenciais para a função mitocondrial normal.
O mtDNA é herdado da mãe, que herdou seu mtDNA intacto de sua mãe, e assim por diante de volta através das gerações.